Ceph: armazenamento tradicional x definido por software
Não é novidade para ninguém que a quantidade de dados e informações que chegam para boa parte da população, atualmente, é absurda e está em constante crescimento. Por consequência, o armazenamento de dados precisou ser repensado.
Considerando esse cenário, à medida que as organizações lidam com volumes cada vez maiores de informações, surge a necessidade de soluções de armazenamento que sejam hiper escaláveis, flexíveis, e econômicas.
Tendo como base uma das soluções líder no armazenamento definido por software (software defined storage – SDS), o Ceph, neste texto vamos falar sobre dois modelos desta tecnologia: o armazenamento tradicional e o armazenamento definido por software.
Assim, poderemos compará-los e te ajudar a entender qual é mais vantajoso para as demandas do seu provedor.
Armazenamento Tradicional
Caracterizado pelo uso de dispositivos físicos especialistas, como controladoras RAID e SANs (Storage Area Networks), o armazenamento tradicional geralmente está relacionado com hardware proprietário e software específico de cada fornecedor.
Eles são configurados manualmente e dimensionados verticalmente, o que significa adicionar mais recursos a um único dispositivo para aumentar a capacidade ou o desempenho do mesmo.
Vale considerar que embora os sistemas de armazenamento tradicionais tenham sido a base da infraestrutura de TI por décadas e ofereçam desempenho previsível e confiável, eles têm limitações significativas em termos de escalabilidade e custo.
Afinal, em ambientes de grande escala, pode ser algo caro e complexo escalar verticalmente; além da possibilidade de altos custos de manutenção a longo prazo, a dependência de hardware proprietário também pode resultar em custos altos e “ilhas de armazenamento” de múltiplos fornecedores.
Software Defined Storage (SDS)
Também conhecido como SDS, o armazenamento definido por software é uma abordagem que separa o software de gerenciamento de dados do hardware subjacente.
Essa característica faz com que os provedores usem hardware x86 e redes Gigabit Ethernet padrão de mercado, e implementem uma camada de software inteligente para fornecer funcionalidades avançadas de armazenamento.
Em comparação com o armazenamento tradicional, o SDS oferece escalabilidade horizontal: Usa um conceito de clusters, que detém individualmente um índice da localização e estado do dado. A abordagem descentralizada aumenta a capacidade de processamento para manipulação dos dados conforme um maior número de clusters é introduzido.
Uma das soluções mais populares de SDS é o Ceph. Por ser uma plataforma de armazenamento de código aberto oferece utilzando hardware padrão, tem um custo/benefício otimizado. Oferece armazenamento de bloco, arquivo e objeto em uma única plataforma, o Ceph é altamente escalável, resiliente e projetado para funcionar em ambientes de missão crítica, desde data centers até ambientes de nuvem.
Comparação entre as alternativas
Agora que você já conhece um pouco mais sobre como funcionam o armazenamento tradicional e o SDS, separamos quatro pontos de comparação, para você saber qual atende melhor a demanda da sua empresa.
A começar pela escalabilidade. Se, em geral, o armazenamento tradicional precisa de escalabilidade vertical, adicionando mais recursos a um único dispositivo, o Ceph permite escalabilidade horizontal, trazendo mais possibilidade para aumentar ou diminuir a capacidade e o desempenho de armazenamento de forma linear.
O que reflete, também, na flexibilidade do armazenamento. Enquanto o tradicional tende a ser rígido e inflexível, com hardware específico do fornecedor, o Ceph roda em hardware padrão de mercado e oferece suporte a uma variedade de protocolos de acesso.
Isso permite que os provedores personalizem sua infraestrutura conforme suas necessidades específicas, sendo uma questão importante a ser considerada, o custo.
Afinal, enquanto o armazenamento tradicional necessita de altos custos iniciais, bem como os contínuos de manutenção e atualização de hardware proprietário; o Ceph – sendo de código aberto e rodando em hardware padrão – oferece uma solução mais econômica e de baixo custo.
Outra característica primordial da ferramenta Ceph, é sua resiliência. Essa tecnologia é altamente resiliente, usando técnicas de replicação e distribuição de dados para garantir a disponibilidade e a integridade dos mesmos, inclusive em caso de falha de hardware.
Vale ressaltar que o armazenamento tradicional pode ser mais suscetível a falhas, especialmente se baseado em hardware proprietário.
Dessa forma, é importante relembrar que se o armazenamento tradicional continua a ser uma escolha viável para cenários como aplicativos legados ou requisitos de desempenho extremo, o armazenamento definido por software, que exemplificamos aqui pelo Ceph, está se tornando cada vez mais popular devido às suas características: flexibilidade, escalabilidade e eficiência.
No entanto, caso faça mais sentido para a sua empresa migrar para as soluções de SDS, especificamente o Ceph, para atender às demandas de um ambiente de TI em constante mudança, entre em contato com a equipe da SC Clouds.
Trabalhamos com o Ceph para oferecer armazenamento Block, File e Object em uma plataforma unificada e altamente escalável. Esteja na vanguarda do armazenamento de dados ao utilizar o Ceph com a expertise da SC Clouds. Será um prazer te atender.