Implantação

Conteúdo da documentação

Abrir tabela de conteúdo

Implantação

A SC-Clouds também oferece serviços de projeto e implantação de ambientes de nuvem e sistemas de armazenamento definidos por software com a tecnologia Ceph, que é realizado em conjunto com o cliente. Deste modo, o cronograma de implantação é impactado pela disponibilidade de recursos humanos e insumos fornecidos pelo cliente. Os projetos de implantação têm duração média de quatro meses, a partir do engajamento entre o prestador e o cliente. O engajamento inicia com a primeira reunião de projeto (reunião de kick-off).

A intervenção de profissionais da SC Clouds para implantação do ambiente inicia a partir do recebimento por parte do prestador de toda a documentação técnica de responsabilidade do cliente. Será feita uma análise das especificações de hardware e planejamento dos serviços. Como pré- requisito, o cliente então deve adquirir e implantar software e o hardware básico, conforme as especificações encaminhadas pela SC Clouds.

Uma vez aprovisionados os pré-requisitos pelo cliente, em até trinta dias a SC Clouds irá acessar remotamente o ambiente para validação. Neste sentido, pode haver a necessidade de reconfiguração ou ajustes dos pré-requisitos pelo cliente para viabilizar a intervenção e implantação do ambiente por parte da SC Clouds.

Conforme planejamento das intervenções realizadas pela SC Clouds, os tempos necessários para aquisição e implantação de software e hardware básico por parte do cliente devem ser somados ao prazo médio de duração dos serviços da SC Clouds, para uma melhor expectativa sobre o tempo total de duração do projeto.

Caso a duração do projeto de implantação prevista seja inferior ou superior à duração média de 120 dias, conforme entendimento acima, esta condição estará sinalizada na proposta comercial.

Nesta seção são apresentadas as definições dos serviços prestados quanto a implantação de um ambiente de nuvem novo e a ordem de grandeza para esse tipo de projeto.

  • Planejamento do projeto de nuvem (orquestrado pelo CloudStack ou OpenStack) ou do sistema SDS a ser implantado de acordo com os recursos dispostos pelo cliente;
  • Mapeamento das necessidades do cliente a serem resolvidas pelo projeto de nuvem ou pelo
    sistema SDS;
  • Projeto da topologia da estrutura da nuvem ou do cluster SDS a ser implantado (LLD);
  • Documentação detalhada a respeito do processo de implantação realizado;
  • Instalação e configuração da ferramenta de orquestração de nuvem (CloudStack ou OpenStack) ou do sistema Ceph; e,
  • Capacitação (Item 2.5) para operação da plataforma de nuvem e/ou do sistema Ceph.

A precificação envolve vários fatores que impactam nos custos de implantação. Alguns destes fatores são, por exemplo, (i) a necessidade ou não de deslocar um profissional para realizar a implantação in loco ou execução remota, (ii) necessidade de configurações e preparação na infraestrutura para a execução da implantação (operacionalizar a implantação), (iii) a complexidade envolvida no projeto (por exemplo, zonas distribuídas geograficamente), (iv) tamanho da infraestrutura, (v) prazo exigido para implantação, e (vi) as tecnologias envolvidas (CloudStack vs OpenStack vs Ceph), e muitos outros.