Cloud White label: como ativar revendedores de nuvem
Provedores que buscam destaque no mercado de cloud computing cada vez mais optam por utilizar o modelo de white label para ofertar suas soluções. A estratégia de contar com revendedores de serviços pode aumentar a cobertura da sua equipe comercial, alavancando negócios em regiões ou mercados onde o provedor ainda não atua. A abordagem permite que as empresas forneçam soluções personalizadas e que se adequem às necessidades dos clientes, mas sem que precisem desenvolver uma plataforma desde o início.
Sistemas de gestão de temas permitem que a interface do orquestrador seja customizada para determinado fornecedor de aplicações, integrador ou canal de vendas; dando ao usuário final a impressão de estar utilizando a nuvem do canal de vendas. Um exemplo desse tipo de estratégia comercial no mundo físico, é cada vez mais utilizado por redes de supermercados, quando vemos os produtos de “marca própria” expostos na prateleira como alternativa às marcas mais conhecidas. Na verdade, este produto está sendo fabricado por um terceiro, que permite que a cadeia supermercadista aplique sua marca no rótulo. Por isso do termo “rotulo branco” (white label) adotado para identificar esse modelo de negócio.
Uma das grandes vantagens do modelo white label para o provedor é o baixo custo de atendimento, uma vez que o atendimento de chamados de primeiro nível do usuário final é feito pelo canal de vendas. Isso permite que o provedor tenha acesso a economia de escala em seus insumos, com baixo impacto no custo das mercadorias vendidas, aumentando assim a lucratividade de suas operações.
Para o fornecedor de aplicações, integrador ou canal de vendas, a estratégia white-label permite reduzir significativamente a curva de aprendizado e acelerar o time-to-market dos seus serviços de nuvem.
Dentro do universo de cloud computing as soluções white label trazem uma flexibilidade que permite que o provedor escale de maneira segura e confiável, oferecendo serviços de qualidade e reforçando a presença da sua marca.
O que é white label no mercado de cloud computing?
O conceito de white label, que em tradução livre para o português significa “etiqueta branca”, está relacionado a um produto desenvolvido por uma empresa, mas que pode ser comercializado como se fosse de outra. Ou seja, uma determinada empresa cria um produto ou serviço, e outra empresa compra os direitos de aplicar sua marca e comercializar o produto em seu nome.
No mercado de cloud computing, é muito comum que integradores e desenvolvedores de aplicações ofereçam serviços de infraestrutura, plataforma ou softwares como serviço utilizando uma infraestrutura já existente oferecida por um provedor. Porém, isso é feito no modelo white label, utilizando sua marca na venda.
O principal motivo que leva empresas a optarem por esse modelo de negócio é a redução de custos com desenvolvimento, manutenção e hospedagem, além de também reduzir e otimizar o tempo de criação e lançamento do seu produto ou serviço.
Soluções em white label da SC Clouds
A SC Clouds é uma empresa especializada em fornecer soluções para provedores de serviços de nuvem. Respondendo a demanda dos seus clientes, foram desenvolvidos duas grandes extensões agora nativas na distribuição Apache Cloudstack da SC Clouds: Gestão de Temas e Quota rating.
Conheça um pouco sobre essas inovações:
Extensão Gestão de Temas para o Apache CloudStack: Trata-se de um sistema para a gestão dos temas (logotipos, cores, e tipo de texto) da interface gráfica utilizada para acessar o orquestrador. O provedor cria múltiplos arquivos CSS (um para cada revendedor), e indexa a carga desses arquivos pelo browser do usuário-final, conforme parâmetros pre-estabelecidos. Uma das maneiras de usar o sistema é relacionar o CSS ao domínio que o usuário está apontando. Em tempo de execução, o Apache Cloudstack irá direcionar esse usuário de revendedor ao seu respectivo CSS. Essa abordagem garante que a experiência de navegação do usuário do revendedor seja completa, incluindo a tela de logon do orquestrador.
Pugin Quota Rating para o Apache CloudStack: Trata-se de um sistema de contabilização (accounting) e precificação (rating) dos serviços de nuvem do provedor. A ideia é que o último elo da cadeia de bilhetagem (invoicing) seja feito pelo sistema de faturamento que o provedor já usa e confia. O sistema de faturamento do provedor é integrado através da restAPI do Quota Rating, retornado o consumo total de determinado cliente ou revendedor, em determinado período do tempo. O Quota Rating mede o consumo utilizado de qualquer recurso da plataforma ACS (computação, armazenamento e rede), permitindo uma cobrança granular dos serviços de nuvem. Regras de tarifação podem levar em conta o cliente ou revendedor, oferecendo preços diferentes para cada um deles. O sistema suporta modelo pré e pós pago, bilhetagem medida ou fixa, mensal ou por hora.
Vantagens da customização de ACS
Embora essas funcionalidades desenvolvidas pela SC Clouds já estejam disponíveis hoje para seus clientes, elas devem ser portadas para a comunidade na versão 4.20 do Apache Cloudstack, com previsão de lançamento em Q4-24. As funcionalidades que habilitam white-label são extensões nos mecanismos de coleta de uso (usage) e contabilização de uso (quota) do ACS.
Essas ferramentas permitem que os provedores e seus revendedores de nuvem acompanhem e gerenciem de forma mais precisa os recursos que seus clientes utilizam, oferecendo transparência e um controle mais eficaz das operações realizadas.
No modelo de usage do ACS, é oferecida uma solução capaz de monitorar o consumo de todos os recursos dentro da nuvem. Essa modalidade coleta dados detalhados sobre o uso das plataformas, armazenamento, redes e outros recursos, de maneira que o provedor possa criar relatórios customizados e transparentes.
Além disso, os dados são disponibilizados para o cliente em tempo real para que o consumo dos recursos possa ser controlado e acompanhado para uma gestão mais eficiente e assertiva, evitando cursos inesperados no projeto.
Já no modelo de quota, os provedores podem configurar limites de consumo para seus clientes, garantindo o uso dos recursos sempre de acordo com os contratos estabelecidos. Essa é uma funcionalidade que permite a previsibilidade e o controle tanto para o provedor, quanto para o cliente, evitando gastos inesperados no faturamento e oferecendo aos clientes uma visão mais clara do consumo de recursos.
Com essas funcionalidades integradas, a SC Clouds oferece aos provedores de nuvem soluções white label customizáveis, mantendo o controle total dos recursos e do consumo dos revendedores e clientes-finais. A combinação das ferramentas resulta em uma operação transparente, eficiente e escalável, ideal para provedores que querem ganhar destaque no mercado competitivo de cloud computing.
Quer conhecer mais sobre as soluções em white label da SC Clouds? Clique aqui e fale com nosso time de especialistas.