Como monetizar serviços de cloud para provedores?
As soluções em cloud transformaram o mercado tecnológico com seus serviços flexíveis, escaláveis e econômicos. Em função das vantagens, muitas empresas estão migrando suas operações para a nuvem e estabelecendo esse modelo como a base para sua infraestrutura de TI.
Diante desse movimento, na mesma medida em que cresce a procura das empresas por soluções em nuvem, cresce também um mercado bastante competitivo, com inúmeros negócios surgindo a fim de oferecer as soluções que os usuários buscam.
Entretanto, ainda que seja um mercado movimentado e promissor, a venda de soluções em nuvem ainda pode ser um desafio para algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço. Se você é um provedor de serviços em nuvem, saiba que existem algumas estratégias para monetizar seu negócio e melhores práticas para precificar seu serviço.
Saiba mais sobre como os provedores podem monetizar serviços de nuvem no artigo abaixo.
As principais estratégias para monetizar suas soluções
Como vimos, o mercado de cloud computing tem um potencial considerável e pode ser muito vantajoso para provedores que desejam crescer num mercado altamente pulverizado. Para saber como faturar mais com a venda de serviços na nuvem, confira algumas dicas importantes:
Oferta de serviços gerenciados
Grandes empresas tradicionais (como as verticais indústria e comércio) demandam serviços de manutenção e suporte, atrelado ao serviço de nuvem. A combinação de serviços digitais e operação contínua dos ambientes do cliente-finail maximizam as margens dos provedores. Esses serviços podem ser oferecidos diretamente, ou através de revendedores autorizados. É possível também complementar a oferta do provedor com um catálogo de produtos e serviços de terceiros (como Cibersegurança e backup), permitindo que sua empresa lucre com a venda de serviços de valor agregado.
Consultoria e treinamentos
Além de comercializar os serviços propriamente ditos, uma empresa especialista em nuvem pode oferecer também serviços não-recorrentes como consultoria, treinamento, workshops e outros serviços educacionais. Estes serviços geralmente “gravitam” a oferta principal de cloud computing, e ajudam o cliente final a atingir determinado objetivo. Um dos exemplos mais vistos são serviços envolvendo plataformas de infraestrutura como código (IaC) onde o provedor ensina e demonstra as melhores práticas para automação de sua nuvem com ferramentas DevOps como o Terraform.
Modelos de cobrança
Como argumento de vendas na hora de negociar a oferta de um serviço de nuvem, a precificação e o modelo de pagamento podem ser fundamentais. Por isso, é importante que o gestor tenha conhecimento dos principais modelos utilizados dentro do mercado de cloud computing.
- Pay as you go: pagamento mediante o uso, ou seja, o cliente só paga pelo que utilizar.
- Assinatura: planos mensais, semestrais ou anuais que têm um preço fixo durante o período determinado.
- Preços por camada: o preço varia de acordo com os níveis de serviços utilizados pelo cliente.
Oferte serviços de crescimento exponencial
Além do serviço-núcleo (como a oferta de VMs, por exemplo), o provedor deve acompanhar a maturidade de seu cliente, ao longo do tempo. O provedor deve estar preparado hoje para atender as demandas de seus clientes amanhã. Serviços com taxas de crescimento exponencial como a oferta de vGPU para suporte a sistemas de inteligência artificial, além da oferta de Containers para suporte a esteiras DevOps; são dois exemplos de serviços necessários ao atendimento de tendências tecnológicas.
Como precificar seu serviço
Além de ter estratégias para monetizar os negócios, é importante saber como precificar os serviços prestados. Saber determinar o preço final do serviço é fundamental para que os provedores alcancem sucesso, cobrindo os custos operacionais e gerando lucro à empresa.
Entenda mais sobre as melhores formas de definir os preços dos serviços de nuvem:
Cubra os custos
O primeiro passo para saber precificar o serviço é entender os custos envolvidos na oferta da nuvem. Esses custos podem ser diretos, como licenciamento, infraestrutura e manutenção, ou indiretos, como despesas administrativas, comerciais, de pessoal, entre outras demandas empresariais.
Entenda o mercado
Saber sobre o mercado em que se atua é indispensável para qualquer empresa. É importante saber como os concorrentes atuam e precificam suas ofertas, analisando a faixa de preço, diferenciação dos serviços prestados, tipo de atendimento, entre outros.
Entenda o valor do seu produto
Vá além do custo e entenda o valor do que você fornece aos seus clientes. Leve em consideração os benefícios que o usuário ganha ao utilizar seus serviços e agregue isso ao valor da solução.
Avalie solução por solução
Cada cliente terá uma necessidade diferente, por isso é preciso avaliar cada caso para saber precificar o serviço. Leve em consideração a necessidade de adaptação, o período de contrato, o tipo de infraestrutura necessária para oferecer o que o cliente precisa, entre outros fatores.
Saber negociar e precificar são habilidades essenciais para gestores e prestadores de serviços. Mas outro fator que não pode ser deixado de lado é a parceria com fornecedores de confiança e com experiência no mercado.
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