Skip links
Open Source

Comunidade Open Source: conheça esse ecossistema

A comunidade Open Source é uma das mais colaborativas no mundo da tecnologia e graças a ela temos acesso a uma grande quantidade de softwares livres e de código aberto. A comunidade e tudo o que é fornecido pelos participantes é de grande relevância para o avanço de novidades tecnológicas e difusão de diversas aplicações inovadoras.

Os participantes, por sua vez, são entusiastas que juntos trabalham no desenvolvimento de sistema de código aberto que podem ter diferentes focos, mas sempre pensando em novas tecnologias para apresentar aos usuários.

Nas comunidades, os participantes compartilham experiências e abrem espaço para troca de conhecimentos e recursos a fim de criar soluções cada vez mais inovadoras e úteis que vão além do interesse individual ou de alguma empresa específica.

Quer saber mais sobre a comunidade Open Source e os integrantes que fazem a diferença no mundo tecnológico? Confira no artigo abaixo!

O que é Open Source?

Antes de conhecermos a comunidade Open Source propriamente dita, precisamos entender o conceito de Open Source. O termo diz respeito aos softwares de código aberto, ou seja, com o código fonte disponível publicamente para qualquer usuário ver, utilizar e modificar conforme a necessidade específica da sua aplicação.

Essa disponibilidade permite a criação de um ambiente colaborativo e transparente, que permite que desenvolvedores de todas as partes do mundo contribuam com melhorias, sugestões e inovações para diferentes projetos.

 

Estrutura da comunidade Open Source

Com o conceito de Open Source esclarecido, vamos falar sobre a estrutura da comunidade. De modo geral, a comunidade Open Source tem três pilares principais: os projetos, as comunidades de desenvolvedores e os usuários.

Projetos de código aberto: são os projetos propriamente ditos, podendo ser projetos funcionais, que podem ser utilizados como bases genéricas para outras aplicações, ou projetos de domínio específico, que são criados para uma necessidade específica.

Comunidades de desenvolvedores: a principal camada do ecossistema, formada pelos protagonistas do conceito Open Source, os desenvolvedores. Dentro desse pilar, podem ser divididas duas categorias, sendo uma de desenvolvedores voluntários que atuam de maneira independente, e uma de empresas e organizações, que possuem equipes dedicadas ao desenvolvimento de softwares de código aberto.

Usuários e beneficiários: pilar onde se encontram as camadas usuárias das aplicações criadas dentro da comunidade. Os usuários podem ser empresas, organizações, desenvolvedores de terceiros, entre outras possibilidades.

 

Os integrantes da comunidade Open Source

Por trás dos softwares de código aberto criados dentro da comunidade Open Source existe uma grande equipe de profissionais qualificados, sejam eles contratados ou voluntários, que têm como objetivo comum criar softwares que impulsionam a tecnologia e a inovação.

Conheça mais sobre os papeis existentes dentro dessa camada da comunidade e saiba a função de cada profissional dentro do processo, da criação até o uso dos softwares:

Autor: pessoa responsável pela criação do projeto, é quem tem a ideia e dá o passo inicial para o desenvolvimento da aplicação. É de responsabilidade do autor atribuir funções aos outros membros e auxiliar na manutenção do projeto.

Mantenedores: como se fossem guardiões do código, os mantenedores desenvolvem e gerenciam os projetos, revisam contribuições e garantem que o projeto como um todo faça sentido. 

Colaboradores: são os desenvolvedores que contribuem com o código, corrigindo erros, adicionando funcionalidades e otimizando o desempenho de todas as aplicações para o bom desempenho do projeto.

Documentadores: são responsáveis por criar documentos que possam servir de guias e manuais para conduzir o trabalho acerca do projeto, seja durante o desenvolvimento ou durante o uso.

Membros da comunidade: sejam usuários, iniciantes ou empresas que utilizam ou financiam projetos, os membros fornecem feedbacks sobre os softwares e aplicam na prática o que é desenvolvido dentro da comunidade.

Dentro desses papéis, existem inúmeras outras funções e camadas que tornam a comunidade Open Source ainda mais importante e fundamental dentro do âmbito da inovação.

A comunidade é formada por profissionais apaixonados pelo desenvolvimento de novas tecnologias e cada um contribui de maneira indispensável para disponibilizar projetos que fortalecem e expandem o formato de softwares Open Source.

Quer saber mais sobre a SCClouds e nossa equipe? entre em contato com a equipe da SC Clouds.

Leave a comment

This website uses cookies to improve your web experience.