Consultoria para provedores de Nuvem
Diante do nível tecnológico que o mundo dos negócios atingiu, as soluções em nuvem são excelentes ferramentas para garantir mais agilidade, escalabilidade e eficiência para o cliente final. Para garantir que as soluções em nuvem sejam oferecidas em seu máximo potencial, é importante reconhecer os cenários de uso, características da sua infraestrutura, além de requisitos de negócios para atender seu cliente (quem compra o serviço) e o seu consumidor (quem consome seu serviço).
Diante dessa necessidade, consultorias para provedores objetivam o desenho, planejamento, construção e apoio à gestão da infraestrutura de orquestração de nuvem do provedor. O processo assegura aos provedores que seus serviços digitais estejam alinhados com as melhores práticas de mercado, além de suas necessidades e características únicas.
Quer saber mais sobre como funciona esse serviço? Confira no artigo abaixo:
O que é uma consultoria de automação de nuvem?
A consultoria em orquestração de nuvem consiste em um serviço oferecido por desenvolvedores e contribuidores das comunidades open source como o Apache Cloudstack e o Openstack. A consultoria detém o código-fonte dessas plataformas de software, de modo a garantir o suporte à operações de missão crítica dos provedores de serviços de nuvem.
O serviço recorrente de suporte garante atualizações contínuas no software, disponibilizando novas funcionalidades de maneira constante; o que garante ao provedor de serviços de nuvem uma solução robusta para atender as necessidades presentes, mas também as necessidades futuras dos seus clientes e dos consumidores.
Seu cliente evolui com o tempo, e as equipes de TI, que são os consumidores dos seus serviços mudam. Embora hoje questões como auto aprovisionamento, suporte a API e funcionalidades DevOps possam não estar nas prioridades do consumidor atual, o novo consumidor desse seu mesmo cliente tende a demandar esse tipo de funcionalidade.
Além dos fatores geracionais, os principais desenvolvedores de software e linguagens de programação da nova geração demandam que os serviços dos provedores tenham algum tipo de automação (ou orquestração) de nuvem. O serviço de consultoria é prestado com o intuito de auxiliar no planejamento, implementação, gerenciamento e otimização das soluções em nuvem do provedor para essa nova realidade.
O principal objetivo da consultoria é garantir que as empresas otimizem recursos e maximizem o valor dos seus serviços, reduzindo custos operacionais e aumentando a segurança, a eficiência e a qualidade das operações.
Como funciona a consultoria para provedores em nuvem?
Para entender melhor o funcionamento de uma consultoria em nuvem, vamos dividi-la em 5 partes: objetivo, análise de requisitos, ambiente atual, ambiente desejado e avaliações preliminares.
Cada etapa do processo tem uma função indispensável no projeto técnico a ser apresentado ao cliente, podendo variar de acordo com a necessidade e objetivo específico de cada solução.
Objetivo
Sendo este o primeiro passo para a consultoria, o cliente deve expor suas necessidades e objetivos enquanto empresa.
Diante disso, a consultoria poderá entender o cenário em que a empresa está e onde quer chegar, levantando os principais pontos de atenção e o que deverá ser prioridade na execução do projeto de desenho e construção de nuvem.
Análise de requisitos
A segunda etapa é a análise de requisitos, na qual o desenvolvedor verifica cada uma das necessidades técnicas do cliente, avaliando a fundo os serviços executados a fim de entender a estrutura utilizada em cada solução.
De modo geral, o cliente levanta suas necessidades técnicas e a consultoria as avalia e levanta o que será necessário para atendê-las.
Ambiente atual
Na terceira fase, o desenvolvedor deve relatar o cenário em que a empresa se encontra, quais os serviços utilizados entre softwares e hardwares, funcionalidades oferecidas, estrutura de TI existente e os processos aplicados para execução dos serviços prestados.
Ambiente desejado
Com base na análise do cenário atual da empresa, a consultoria pode listar a quarta etapa do projeto, criando um cenário ideal para que a empresa possa atuar da melhor forma possível, levantando soluções a serem oferecidas e produtos e serviços que poderão ser utilizados para atendimento das demandas.
Avaliações preliminares
Diante das etapas anteriores, na última etapa do projeto o desenvolvedor lista de maneira mais detalhada os serviços que serão oferecidos diante de cada necessidade.
Planos de Suporte da SC Clouds
Dentro do conceito da consultoria, a SC Clouds, empresa especialista em computação na nuvem, traz uma gama de serviços dentro dos pacotes de consultoria, suporte, desenvolvimento, capacitação e construção.
Entre as soluções de consultoria, o serviço é oferecido em três opções: Ignite, Care e Priority, com diferentes características
Suporte Ignite 8×5
Pensado para empresas que estão crescendo e precisam investir com bom custo-benefício, mantendo foco no essencial para o caminho de expansão. Seu time segue focado em conquistar clientes e identificar novas oportunidades de negócios e a gente se encarrega de manter seu ambiente funcional.
O suporte Ignite Contempla:
» Disponível apenas para o Apache Cloudstack
» Atendimento 8×5
» Manutenção das atualizações de software
» Resolução em até 8 horas
Suporte Care 8×5:
Horas de desenvolvimento e capacitação inclusas, para atender as necessidades de evolução da tecnologia e das equipes
Opção perfeita para aliar o investimento adequado à chance de contar com o poder de desenvolvimento do nosso time. São profissionais preparados não só para analisar e corrigir bugs prontamente, mas também para atuar criando novas funcionalidades.
Ideal para empresas que possuem plena capacidade de operação de seus ambientes CloudStack/OpenStack e sistemas SDS (Ceph) e precisam de suporte preparado para resolver casos mais complexos.
O suporte Care Contempla:
» Atendimento 8×5
» Manutenção das atualizações de software
» Resolução em até 6 horas
» 3 vagas de capacitação inclusas
» 120 horas de desenvolvimento inclusas
Suporte Priority 24×7:
O mais alto nível de prioridade, com atendimento e resolução ininterruptos, 24×7. Para suporte a equipes e ambientes complexos, grandes empresas e operações de missão-crítica.
Para empresas que precisam de um atendimento prioritário e focado em demandas específicas, e mais agilidade também no desenvolvimento de novas funcionalidades para adaptar a plataforma de nuvem ao seu fluxo de trabalho e necessidades.
O suporte Priority Contempla:
» Atendimento 24×7
» Manutenção das atualizações de software
» Resolução em até 4 horas
» 9 vagas de capacitação inclusas
» 360 horas de desenvolvimento inclusas
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