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Marketing digital para provedores de cloud computing

O mercado de cloud computing está em plena ascensão, impulsionado pela transformação digital em diversas indústrias. Provedores de serviços em nuvem enfrentam o desafio de destacar-se em um setor competitivo e altamente técnico. Para isso, estratégias eficazes de marketing digital são cruciais. 

Neste artigo, exploramos táticas que podem posicionar sua empresa como líder no segmento. Acompanhe e boa leitura. 

Marketing de conteúdo: educar e engajar

Provedores de cloud computing têm a oportunidade de educar seus públicos-alvo com conteúdos técnicos e estratégicos. Blog posts, whitepapers e webinars são ferramentas valiosas para abordar tópicos como:

  • Segurança na nuvem: alinhado às preocupações de empresas que buscam adotar serviços de cloud.
  • Soluções personalizadas: estudos de caso que demonstram a eficácia de sua oferta.
  • Inovações no setor: publique pesquisas e insights sobre tendências, preferencialmente de institutos de pesquisa especializados.

O foco deve ser em criar materiais que dialoguem tanto com gestores de TI quanto com empreendedores que buscam inovação tecnológica. Novos conteúdos forçam o algoritmo do google a re-indexar sua página, garantindo exposição de maneira contínua.

Lembre-se: existe a necessidade de constante re-indexação para conseguir atingir, e posteriormente manter sua notoriedade no algoritmo de pesquisa: ações de marketing de conteúdo geram resultados a longo prazo.  

SEO e otimização para busca orgânica

Você já sabe que estar no topo das buscas do Google é essencial. Mas atenção para alguns passos práticos para alcançar esse objetivo:

  • Palavras-chave: além da compra das palavras-chave de interesse no google (tráfego pago), certifique-se que as mesmas estão presentes de maneira consistente no seu website (tráfego orgânico)

  • Estrutura técnica: certifique-se de que seu site está otimizado para carregamento rápido e é responsivo, utilizando tecnologias de CDN

  • Backlinks: crie parcerias estratégicas com institutos de pesquisa, imprensa, associações, e portais de tecnologia para aumentar sua autoridade online, nas palavras-chave desejadas.

Além disso, a produção de conteúdo evergreen, aquele que permanece relevante e útil ao longo do tempo. Alguns exemplos são pesquisas, guias completos, artigos educativos, respostas a perguntas frequentes, tutoriais e explicações sobre conceitos atemporais. Esse tipo de conteúdo garante tráfego contínuo para o seu site. 

Account-Based Marketing (ABM): conexões personalizadas

Focada em direcionar esforços e recursos para um conjunto específico de empresas consideradas mais valiosas ou propensas a se tornar clientes, o ABM é uma estratégia de marketing que foca em personalizar a comunicação e as ações para contas individuais ou grupos restritos de contas. Não por acaso, ela é uma estratégia poderosa para provedores de cloud computing, que envolve:

  • Segmentação de contas-chave: identificação de empresas ou setores com maior potencial de conversão.

  • Conteúdo personalizado: desenvolvimento de mensagens adaptadas aos desafios específicos de cada cliente.

  • Automação de marketing: utilização de ferramentas para monitorar e nutrir leads em diferentes estágios do funil de vendas.

Essa abordagem permite construir relações mais próximas e focadas em resultados.

Marketing em redes sociais: construindo autoridade

Plataformas como LinkedIn para vendas B2B e Instagram para vendas B2C são ideais para se conectar com profissionais de TI e líderes empresariais. Aqui estão algumas ideias de conteúdos que podem – e devem – ser desenvolvidos para essas plataformas:

  • Posts educacionais: compartilhe insights técnicos e novidades do setor.
  • Anúncios segmentados: direcione campanhas para CTOs, CIOs e decisores estratégicos.
  • Comunidades: participe de grupos focados em transformação digital e cloud computing.

A consistência e o tom de autoridade são essenciais para engajar o público certo. Além disso, ter uma equipe especializada em estratégia e produção de conteúdo faz toda a diferença para um trabalho assertivo nesta área.

A principal medida da eficiência da sua comunicação em redes sociais é o engajamento. Certifique-se que haja interação na comunicação produzida, tanto por funcionários e vendedores, quanto por seus clientes e prospects.

Provas sociais e reputação

Por fim, mas não menos importante: depoimentos de clientes, estudos de caso e avaliações positivas são determinantes para gerar confiança. Assim, ao pensar no conteúdo a ser produzido para a sua empresa, é importante investir em estratégias como:

  • Vídeos curtos: mostrando resultados alcançados com seus serviços.
  • Avaliações em sites de terceiros: incentive clientes satisfeitos a deixarem feedback.

Podem parecer pequenas, mas essas práticas reforçam a credibilidade, destacam a qualidade dos serviços oferecidos e ajudam a construir uma reputação sólida no mercado.

Além disso, depoimentos e avaliações positivas funcionam como gatilhos de confiança para novos clientes, que frequentemente utilizam essas referências como base para tomar decisões. 

Incorporar provas sociais de maneira estratégica em campanhas de marketing e no site da empresa pode ser o diferencial para converter leads em clientes fiéis, fortalecendo, assim, o posicionamento da marca no setor de cloud computing.

Automação de Marketing na Nuvem

É um conjunto de ferramentas e soluções baseadas em nuvem que auxiliam empresas a gerenciar, automatizar e otimizar suas estratégias de marketing digital. 

Essas plataformas oferecem uma série de recursos que permitem personalizar a comunicação com os clientes, melhorar a experiência do usuário e integrar diferentes canais de marketing (como e-mail, whatsapp, redes sociais, websites e anúncios pagos) em um único sistema centralizado.

Ferramentas de marketing cloud oferecem automação, análise e personalização. Por exemplo:

  • Captura de leads potenciais, serviços de big data para análise, pesquisa e cálculo do mercado potencial. Essas ferramentas permitem que você pesquise contas e contatos de decisores do seu  interesse, conforme setor ou características específicas do mercado que você deseja atingir. 
  • Análise de dados, que auxiliam na compreensão do comportamento dos usuários, facilitando a personalização de ofertas.
  • Jornadas do cliente para a criação de experiências integradas em diferentes canais, como e-mail, mídias sociais e SMS.
  • Otimização em tempo real com foco no ajuste de campanhas com base em métricas de desempenho.

Essa integração melhora a eficiência e a entrega de mensagens relevantes. Certifique-se que a automação de marketing esteja alimentado de maneira eficiente os sistemas de vendas e atendimento (CRM).

É essencial o determinar expectativas entre as áreas de Marketing e Vendas, estabelecendo critérios que determinem as características necessárias para que um prospect seja considerado MQL (marketing qualified lead) no funil de marketing, e posteriormente SQL (sales qualified lead) no funil de vendas.    

Existe uma série de ferramentas disponíveis para automação de marketing, cada uma com suas vantagens e características. Dentre as mais utilizadas no Brasil estão o Neoway (captura), e o RD Station (análise de dados, jornada do cliente e otimização).

Conquistando o mercado

Os provedores de cloud computing têm à disposição uma ampla gama de estratégias para conquistar espaço no mercado digital. Combinar conhecimento técnico com abordagens de marketing inovadoras, que conectem sua solução ao público certo, deixam a sua reputação ainda mais em evidência. 

Invista em conteúdo, automação e personalização para transformar leads em clientes fiéis e conte com profissionais experts nos setores, para entregar um conteúdo apurado e que faça sentido com o segmento da sua empresa. 

Gostou dessas estratégias? Continue acompanhando o blog da SC CLOUDS para mais insights sobre tecnologia e marketing! 

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