Skip links
Plano de carreira para desenvolvedores

Plano de carreira para desenvolvedores: entenda a jornada

O mundo tecnológico é muito dinâmico com um cenário que está em constante evolução diante das necessidades que o mercado apresenta. Nesse contexto, cabe a interpretação de que muitas dos planos de carreira existentes atualmente só são possíveis graças a uma estrutura por trás de tudo: o desenvolvimento de softwares.

Dados indicam que ainda em 2024, o mercado mundial de desenvolvimento deve atingir a marca de 179,9 bilhões de dólares movimentados. Já no cenário nacional, o Brasil tem potencial para alcançar uma receita de cerca de 2,4 bilhões de dólares no mesmo período.

Outro dado interessante sobre o setor é que um apontamento feito pela Gartner indicou que em 2020, existiu uma demanda que necessitava de aproximadamente 420 mil desenvolvedores e a expectativa é de que esse número cresça em 20% até 2025.

Diante disso, é esperado que o mercado de desenvolvedores seja cada vez mais valorizado, criando oportunidades para crescimento e evolução aos profissionais da área.

Para os desenvolvedores que estão começando, ou até mesmo para os estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho, conhecer técnicas, conceitos e planejamentos de progressão de carreira pode ser fundamental para conquistar seu local de destaque no setor.

Quer entender mais sobre a jornada de evolução de desenvolvedores no mercado? Confira mais sobre o assunto no artigo abaixo.

 

Os primeiros passos na carreira como desenvolvedor

Antes de entender mais sobre a jornada de evolução na carreira de desenvolvedor, é fundamental conhecer os passos iniciais indispensáveis. 

Para muitos iniciantes, essas etapas podem parecer desafiadoras, mas tendo os conceitos e estratégias esclarecidos pode ficar mais fácil estabelecer uma base sólida para iniciar a carreira.

 

Escolha da linguagem de programação

O primeiro passo para se tornar um programador é conhecer as linguagens existentes e identificar qual faz mais sentido dentro dos campos de interesse do profissional. 

Existem inúmeras linguagens de programação, sendo algumas mais conhecidas como Python, JavaScript, Java, entre outras. 

Também é necessário definir o tipo de programação a ser desenvolvido, podendo ser web, mobile ou desktop. Essas definições irão guiar os próximos passos da carreira.

 

Tipo de aprendizado

Um programador pode ter sua vida acadêmica dividida entre a educação formal, com faculdades e cursos técnicos, com fundamentos teóricos básicos e sólidos para compreender os conceitos.

Ou, então, seguir o modelo de autoaprendizagem, com cursos, treinamentos e projetos na prática.

 

Criação de um portfólio

Para conquistar espaço no mercado de trabalho é importante mostrar as habilidades em projetos práticos e bem executados. 

O profissional deve estruturar um bom portfólio de softwares e aplicações desenvolvidos, colaborações em comunidades de código aberto (open source), estudos e demais projetos.

 

Desenvolvedor Júnior

A fase onde um profissional é contratado como desenvolvedor júnior é o aprendizado inicial da profissão, quando normalmente o programador tem conhecimentos mais básicos sobre linguagens de programação e métodos de trabalho. 

É natural que os desenvolvedores júnior ainda atuem de maneira um pouco mais ampla, sem necessariamente focar suas habilidades em uma área de aplicação específica.

A principal característica de um desenvolvedor júnior é a colaboração em projetos com supervisão e apoio de demais membros da equipe, atuando em determinadas partes do projeto e absorvendo os conhecimentos de profissionais com mais experiência, trilhando um caminho para o desenvolvimento na carreira.

 

Desenvolvedor Pleno

Ao ter mais conhecimento e autonomia o desenvolvedor pode ser contratado em nível pleno, em que são capazes de assumir mais responsabilidades dentro dos projetos e trabalharem de forma independente, sem contar com supervisão. 

Nessa fase da carreira, a opinião e as decisões técnicas do profissional colaboram com a definição dos rumos que os projetos deverão seguir. 

Também é na fase de desenvolvedor pleno que o profissional normalmente passa a dedicar seu trabalho para alguma área de aplicação mais específica, como desenvolvimento web ou mobile. 

 

Desenvolvedor Sênior

O desenvolvedor sênior tem total domínio sobre determinadas línguas e aplicações dentro da programação. 

Na maioria das vezes, cabe ao desenvolvedor sênior tomar decisões estratégias que impactam no andamento dos projetos, analisar arquiteturas de sistemas complexos e resolver problemas que eventualmente possam surgir durante a execução de alguma aplicação.

Normalmente, os profissionais seniores também têm um planejamento de carreira mais voltado à liderança de equipes, sendo normalmente visto como mentor ou referência para programadores mais jovens. 

 

Oportunidades de evolução

Além dessas três categorias, outras cadeiras podem ser visadas pelos profissionais da programação, como as de liderança e gestão, em que a visão vai além da programação e passa a contar com um olhar mais voltado também ao gerenciamento de equipes e projetos.

A definição de programador júnior, pleno, sênior ou liderança vai muito além das nomenclaturas, uma vez que são necessários anos de experiência e atuação no mercado para alcançar determinadas posições. 

Uma carreira sólida é construída ao longo do tempo e depende da dedicação do profissional em executar projetos de excelência e buscar sempre conhecimento e novos estudos para se aprofundar sobre as tendências do mercado.

 

Quer saber mais sobre a SCClouds e nossa equipe? entre em contato com a equipe da SC Clouds.

Leave a comment

This website uses cookies to improve your web experience.