Skip links

Kubernetes, Ceph, ACS e KVM: inovação para manter seu provedor à frente da concorrência

Dentro do cenário atual da tecnologia, o Open Source tem se destacado e está ganhando cada vez mais espaço. Diversas empresas de diferentes tamanhos e setores estão adotando as soluções desenvolvidas em código aberto, como os Kubernetes, para trazer inovações aos seus negócios, ampliando as possibilidades e reduzindo custos.

Entre as muitas vantagens que o open source fornece, a transparência no desenvolvimento e as comunidades colaborativas têm destaque, uma vez que permitem que as empresas se adaptem às mudanças do mercado e possam atender com eficiência as necessidades dos clientes.

Dentro de todo o conceito open source, existem muitas tecnologias que são fundamentais para manter os provedores em um patamar de excelência na entrega de serviços. 

Destas tecnologias existentes, vamos explorar quatro específicos no artigo abaixo: Kubernetes, Ceph, ACS e KVM. Saiba mais sobre cada um dos modelos. Confira abaixo!

 

Kubernetes: orquestração de contêineres para escalabilidade

O Kubernetes é uma plataforma Open Source capaz de automatizar a implantação, o dimensionamento e a operação de contêineres em aplicações. Dentro da linguagem da programação, os contêineres são leves pacotes de códigos de algum aplicativo. 

A principal vantagem do Kubernetes é a capacidade de gerenciar as cargas de trabalho e os serviços de contêineres de maneira que facilite a automação, escalabilidade e a disponibilidade das aplicações e serviços sendo desenvolvidas na metodologia DevOps.

 

Vantagens do Kubernetes para provedores:

O Kubernetes tem vantagens que são poderosas na hora de posicionar o provedor à frente da concorrência no mercado. Confira as principais:

Seu provedor pronto para o novo consumidor: Containers são um dos elementos necessários para o estabelecimento de esteiras CI/CD para DevOps. Seu cliente pode permanecer o mesmo, mas o gerente de TI (seu consumidor), este está mudando

Escalabilidade automática: o sistema ajusta automaticamente a capacidade dos recursos de acordo com a demanda do usuário, podendo aumentar ou diminuir o desempenho e evitando custos excessivos.

Desempenho otimizado: com a garantia de alta disponibilidade e balanceamento de carga de dados, o Kubernetes mantém os serviços ativos e com desempenho confiável durante todo o tempo de uso.

Flexibilidade: por permitir implantações em ambientes híbridos e multicloud, o Kubernetes oferece flexibilidade ao usuário.

 

Ceph: armazenamento distribuído para dados em grande escala

O Ceph é uma plataforma de armazenamento definido por software – SDS, capaz de oferecer armazenamento distribuído, escalável para hiper escala. Essa capacidade do Ceph permite que as empresas armazenem uma quantidade muito grande a custos reduzidos, sem comprometer a performance ou a segurança do sistema.

 

Vantagens do Ceph para provedores:

» Escalabilidade infinita: dado sua característica de processamento distribuído, o Cep não tem as limitações relacionadas ao processamento centralizado do RAID por hardware. Cada host em um cluster Ceph processa sua tabela de acesso e manipulação dos dados 

» Alta disponibilidade: os dados são distribuídos de forma redundante, o que garante a recuperação desses dados em caso de falhas de hardware.

» Custo: o Ceph utiliza um hardware comum (x86) para processar as informações, de maneira que reduz os custos de armazenamento, e elimina lock-in com fornecedores de hardware especialista.

 

ACS e Kubernetes

O Apache Cloudstack – ACS, complementa as funcionalidades DevOps oferecidas por containers, estendendo a possibilidade de automação não somente para aplicações conteinerizadas, mas também redes e demais elementos de infraestrutura.   

 

Vantagens do ACS para provedores:

» Integração simplificada: o ACS possui drivers prontos para as principais ferramentas de Ci/Cd e DevOps do mercado, como Terraform, Puppet e Chef.

» Auto-aprovisionamento: Painel de controle, linha de comando, e restAPI. Solução completa para gestão e tarifação variável de serviços IaaS no modelo self-service 

» Segurança: Único ponto de autenticação com toda sua a infraestrutura de TI (computação, armazenamento e rede), com trilha de auditoria e suporte a SAM-L 

 

KVM: virtualização para otimização de recursos

KVM, ou Kernel-based Virtual Machine, é uma solução de virtualização Open Source capaz de transformar o Linux em um hipervisor. Essa funcionalidade permite que múltiplas máquinas virtuais possam rodar um único servidor físico. 

 

Você também pode se interessar por consultoria em cloud para provedores.  

 

Vantagens do KVM para provedores:

» Uso eficiente dos recursos: o KVM otimiza o uso de recursos de hardware e os utiliza explicando o máximo do seu potencial. Além disso o KVM não tem custo de licenciamento

» Flexibilidade: o modelo oferece a possibilidade de personalizar e controlar as máquinas virtuais de maneira muito eficiente, podendo atender a necessidade específica de cada carga de trabalho.

» Segurança: com altos níveis de segurança, o KVM aproveita recursos avançados do Linux para proteger dados e informações processadas nas máquinas virtuais.

 

Conte com quem é capaz de inovar seu negócio através do Open Source

No mercado existe uma grande variedade de prestadores de serviços de nuvem atuando em áreas semelhantes. Diante disso, provedores que querem se destacar devem buscar soluções inovadoras ao oferecer suas soluções.

Ao optar por utilizar as tecnologias Open Source como Kubernetes, Ceph, ACS ou KVM, o provedor tem acesso a tecnologias e vantagens que poderão colocar seu negócio à frente no mercado e com destaque diante da concorrência, oferecendo soluções com flexibilidade, alta performance, disponibilidade e segurança.Quer saber mais sobre como o Open Source pode transformar o seu negócio? Clique aqui e entre em contato com o time de especialistas da SC Clouds.

 

Leave a comment

This website uses cookies to improve your web experience.