Consultoria em Cloud para provedores, como funciona e o que é oferecido
Nos últimos anos, a computação em nuvem transformou radicalmente a maneira como as empresas lidam com seus dados e operações de TI. As empresas provedoras de serviços de internet e tecnologia sentiram essa transformação de forma ainda mais contundente. O novo consumidor de serviços de infraestrutura em nuvem é DevOps, e muito além de VMs e acesso ao sistema operacional, ele demanda containers Kubernetes, e automação de nuvem compatível com rest API.
No entanto, essa transição pode ser complexa e desafiadora, é aí que entra a consultoria em cloud computing para provedores. Por se tratar de uma empresa de profissionais especializados em provedores de serviços, os engenheiros conseguem indicar as melhores práticas a serem adotadas pelo provedor.
O serviço analisa as necessidades do provedor, suas ofertas, procedimentos operacionais, e o atual estado de sua infraestrutura de TI. Confronta essa situação com as melhores práticas para arquitetura de hardware, rede e armazenamento a ser utilizada conforme características específicas; para automação de nuvem e armazenamento hyper escalável.
Além da garantia de um ambiente estável, através da experiência dos profissionais em ambientes de missão crítica para implantação correta da solução, clientes que optam por serviços recorrentes de suporte tem horas de desenvolvimento de software inclusas.
Casos de uso são catalogados, conforme necessidades de novas funcionalidades que surgem ao longo do relacionamento com o provedor. Essas horas são então utilizadas para desenvolvimento das novas funcionalidades (casos de uso) demandadas. Isso garante a inovação contínua da automação de nuvem do provedor.
Com profissionais de destaque no mercado internacional, desenvolvedores e contribuidores das principais comunidades de software, e um profundo conhecimento sobre o modelo de negócios de provedores, a SC Clouds assegura ao provedor a adoção das melhores práticas para construção, desenvolvimento e gestão de ambientes de nuvem.
Neste artigo destrinchamos um pouco mais sobre como funciona e o que uma consultoria para provedores oferece. Boa leitura!
Passo a passo da consultoria
Os serviços de consultoria e implantação tem como objetivo planejar, implementar e documentar de forma detalhada todo o sistema de orquestração OpenSource.
Durante a etapa de planejamento é realizado o levantamento das necessidades das áreas de negócio do cliente, para posterior definição dos requisitos necessários à plataforma de orquestração de nuvem.
Depois, a SC Clouds se baseia nos resultados da etapa de planejamento para intervir no sistema para uma nova implantação ou upgrade do atual ambiente. Assim, uma vez validadas, as premissas da etapa de Planejamento serão confrontadas com as
características técnicas de hardware, networking e software básico do ambiente de nuvem atual, em produção.
A equipe faz uma análise crítica da topologia de rede adotada no projeto, bem como sua aderência com as melhores práticas adotadas e viabilidade para operação em zonas geograficamente distribuídas.
Nesta etapa, a proposta é especificar o hardware e a arquitetura para as diferentes camadas de compute plane, control plane e data plane do novo ambiente ACS & Ceph. É neste momento que a SC Clouds conduz um exercício de recuperação dos sistemas
SDS Ceph para entender qual a configuração que melhor atende as expectativas de recovery time objective (RTO), para decisão final de arquitetura.
Uma vez validada a arquitetura proposta, e fornecidos os recursos de hardware e software básico pelo cliente, será realizada a implantação dos ambientes ACS e Ceph.
Tendo estas informações como balizadoras, será possível analisar o estado atual dos produtos, serviços e recursos dispostos nos datacenters do cliente. Chegando à
documentação detalhada (LLD) do novo ambiente de orquestração de nuvem.
É apenas após estes passos que serão planejadas as intervenções para criação ou upgrade do ambiente de nuvem. Neste momento a SC Clouds poderá apresentar mais de uma alternativa de solução para o cliente, sendo que a decisão final sobre qual alternativa adotar é dele(a).
Vale ressaltar que a empresa vai intervir sempre em conjunto com o time técnico do cliente; este acompanhamento é recomendado tanto para reduzir a curva de aprendizado da equipe técnica do cliente quanto para garantir a disponibilidade de seus recursos nos processos de upgrade/implantação.
Já com o time de negócios do cliente, serão abordados os seguintes tópicos:
• Produtos e serviços fornecidos que hoje possuem como base um datacenter ou sistema de nuvem IaaS/PaaS;
• Evolução pretendida para os produtos correntes e possíveis novos produtos/serviços a serem agregados em curto e médio prazo;
• Modo de consumo/uso dos recursos do data center por parte dos produtos/serviços fornecidos atualmente;
• Processo de alocação e remoção dos recursos por parte dos produtos/serviços oferecidos;
• Necessidades de licenciamento e restrições que os produtos/serviços impõem (e.x. necessidades de virtualizadores específicos para determinados sistemas, IPV4 e IPV6, ou necessidades de sistemas isolados e outros)
Por outro lado, com o time de Engenharia e Operações do cliente, serão abordados:
- Levantamento do hardware disposto no datacenter (servidores e rede) que são a base dos produtos (ou demandas internas) e serviços de nuvem do Cliente;
- Levantamento dos sistemas dispostos no datacenter que servem como base para os
- produtos e serviços de nuvem do Cliente (sistemas de rede, armazenamento, virtualização e monitoramento);
- Licenças de virtualizadores, sistemas de rede, e armazenamento;
- Adoção de IPV4 e IPV6;
- Mapeamento das novas tecnologias que deseja-se agregar no datacenter/nuvem no médio e longo prazo;
- Identificação das capacidades do time técnico;
- Levantamento do hardware e sistemas iniciais para uma primeira fase do ambiente de nuvem a ser projetado e implantado;
- Discussão dos serviços necessitados quanto a projeto, implantação, suporte e operação para a nuvem.
Para que toda essa engrenagem funcione perfeitamente após a implantação, será necessário que o cliente tenha um suporte durante todo o período de contrato, quando o cliente contará com apoio para especificação de hardware e planejamento da expansão da nuvem ACS e Ceph para um maior número de hosts ou zonas (data centers).
O serviço inclui o direito de uso da distribuição ACS da SC Clouds, além do atendimento de
chamados, esclarecimento de dúvidas, e manutenção das atualizações e correções dos softwares Apache Cloudstack e SDS Ceph.
Alem do atendimento de chamados , os serviços oferecidos pela SC Clouds, incluem:
Open Source Gerenciado: a equipe da SC Clouds atua em serviços continuados e de consultoria nas plataformas de orquestração de nuvem OpenStack e Apache CloudStack, além da plataforma de armazenamento definido por software (SDS) Ceph.
A solução completa para a construção e operação de nuvens computacionais tem garantia de nível de serviço (SLA) estabelecida em contrato.
Inovação Contínua: a SC Clouds mantém sua distribuição de software especialista para todas as plataformas que atua. Detentora da propriedade do código fonte, a SC Clouds consegue garantir ambientes estáveis, desenhados para suporte à missão crítica.
Os planos de serviços continuados (suporte e/ou gerenciamento) garantem atualizações regulares no software (desenvolvimento contínuo), garantindo aos seus clientes melhorias e novas funcionalidades entregues de maneira constante.
Dessa forma, a empresa proporciona uma solução robusta para as necessidades atuais, como também o atendimento a necessidades futuras.
É importante ressaltar que toda melhoria introduzida pela SC Clouds no código das plataformas OpenSource é revertida de volta para a comunidade.
Extensão e Integração: sem discussões se a tecnologia que você deseja é “bug ou feature”; se você precisa, iremos planejar, desenvolver e entregar.
Nosso modelo de atuação garante uma solução fim-a-fim, que se adapta às características de fornecedores de hardware e software que você usa e confia.
Com isso será possível transferir o fardo das operações técnicas de infraestrutura para a SC Clouds. Enquanto isso, sua equipe foca nos seus clientes e modelos de negócio.
Conte com uma consultoria de TI
É possível afirmar que a consultoria em cloud para provedores oferece uma abordagem abrangente e especializada, para ajudá-los com serviços de internet e tecnologia, aproveitando ao máximo os benefícios da computação em nuvem.
Ao fornecer planejamento estratégico, otimização contínua e suporte especializado, os consultores em cloud capacitam os provedores a oferecer serviços mais ágeis, escaláveis e seguros aos seus clientes, garantindo sua relevância e competitividade no mercado em constante evolução da tecnologia.
Agende uma conversa com nossos profissionais, eles estão entre os melhores do segmento e saberão qual o melhor serviço para garantir a continuidade da sua empresa.