Skip links

Como o provedor pode reduzir a dependência VMware com o Apache Cloudstack

Uma das máximas populares é “nunca coloque todos os seus ovos na mesma cesta”. Depender exclusivamente de um recurso para realizar uma ação é bastante arriscado. Digamos que você precise fazer a cobertura fotográfica de um evento e leva apenas um cartão da câmera; na hora do evento o único cartão dá problema e você mora a uma hora de distância do local. Se você não tem – no mínimo – mais um cartão, as chances de você perder esse trabalho são grandes! 

As características de  missão crítica de provedores de computação em nuvem exigem a continuidade como a primeira coisa a ser considerada. Afinal, depender de um único fornecedor pode limitar a flexibilidade, trazer incertezas de custos para os provedores e seus clientes–finais. Mesmo que essa dependência seja relacionada à uma das líderes do setor, como no caso do provedor VMware. 

De olho no cenário de resguardo, atualmente, as empresas estão buscando alternativas para diversificar suas infraestruturas e reduzir a dependência da solução. Uma opção promissora para isso é o Apache CloudStack, um orquestrador de código aberto que é capaz de automatizar múltiplos virtualizadores de maneira simultânea, oferecendo recursos de automação de nuvem robustos e flexíveis, de maneira simples.

Por que reduzir a dependência da VMware?

Como falamos, depender exclusivamente de uma ferramenta, no caso, da VMware, pode apresentar desafios significativos para as provedores, entre eles a imprevisibilidade dos custos das soluções. Tais custos podem ser proibitivos, especialmente para empresas em crescimento ou com orçamentos limitados.

Além disso, a dependência de um único fornecedor de virtualização limita o mercado total endereçável do provedor. O novo consumidor consumidor dos serviços IaaS, os engenheiros DevOps por exemplo, querem pagar por hora, conforme consumo. Isso pode ser um desafio ao provedor que adere a um contrato de custo fixo com o fornecedor de virtualização e orquestração; isso sem falar das franquias conforme processamento.

Apache CloudStack como alternativa viável

Ter uma alternativa às soluções do seu negócio traz mais liberdade e flexibilidade até para o crescimento da sua empresa. 

O Apache CloudStack oferece uma alternativa atraente à orquestração VMware, por permitir a automação de múltiplos virtualizadores simultâneos. Sob o ponto de vista do cliente-final do provedor, ele pode utilizar máquinas virtuais VMware e KVM de maneira simultânea, compartilhando recursos de rede e gerenciamento de storage de maneira simples.

A ideia é permitir que o usuário utilize VMs que estejam hospedando aplicações nobres ou aquelas somente homologadas para rodar no VMware nesse vitualizador, enquanto aplicações menos nobres como servidores Microsoft Active Directory  ou servidores Http utilizem VMs KVM.  

Recursos do Apache CloudStack

Agora que você já entendeu a importância de ter, ao menos, outra alternativa de virtualização e orquestração de nuvem, é importante entender quais são os recursos que o Apache CloudStack, tem para oferecer: 

  1. Simplicidade: O Apache Cloudstack foi um dos primeiros sistemas de orquestração de nuvem disponíveis no mercado. Significa que ele foi construído utilizando tecnologias estabelecidas, fazendo o  provisionamento e gerenciamento de recursos de infraestrutura, incluindo servidores virtuais, containers, armazenamento e rede, possam ser operados por recursos sysadmin Linux. 
  2. Bilhetagem Nativa: O módulo Quota Rating permite a atribuição de valores monetários a todos os recursos IaaS do Apache Cloudstack. A bilhetagem unificada para sistemas VMware e KVM suporta cobrança pré-paga ou pós-paga, fixa ou variável. O consumo pode ser acompanhado pelo provedor, pelo revendedor e pelo usuário final. O Quota Rating também pode ser integrado através de rest API com o sistema de faturamento do fornecedor.
  3. Suporte Multi-Hypervisor: Enquanto a VMware é restrita ao seu próprio hipervisor, o CloudStack suporta vários hipervisores de maneira simultânea, incluindo Xen, KVM e VMware. Assim, ele oferece mais flexibilidade na escolha da tecnologia de virtualização. Não se trata de abandonar o fornecedor de software específico, e sim permitir sua coexistência com demais fornecedores de virtualização
  4. Integração com tecnologias existentes: altamente integrável com outras tecnologias e ferramentas DevOps como Terraform, Puppet e Chef; o CloudStack permite que as empresas aproveitem ao máximo seus investimentos em infraestrutura.

Dessa forma, ao oferecer uma alternativa viável e poderosa, permitindo que as empresas construam e gerenciem infraestruturas de nuvem de forma eficiente e econômica, o Apache CloudStack possibilita reduzir sua dependência de um único fornecedor. 

Dessa forma, a solução pode trazer benefícios significativos em termos de custo, flexibilidade e controle. Mesmo que a VMware continue a ser uma escolha popular para muitas organizações, elas podem diversificar sua infraestrutura de nuvem e estar melhor preparadas para enfrentar os desafios futuros ao considerar orquestração Apache CloudStack.

 Para estar junto nessa jornada de crescimento, conte com o time de especialistas da SC Clouds. Conheça nossas soluções.

Leave a comment

This website uses cookies to improve your web experience.